22/01/2017

Tallinn-uma mistura de Europa e Russia

Na minha ultima viagem em novembro,resolvi descobrir  a Estonia,um dos poucos países que ainda me falta no mundo,para conhecer.Como estava em Londres,vi que a maneira mais barata era um vôo da finnair saindo de Gatwick ,com escala em Helsinki.Resolvi também que minha hospedagem seria no sistema Airbnb e aluguei um apartamento em Tallin,na rua Punane,21 ,bem servida de transporte publico e perto do centro da cidade.
A Estonia é uma ex republica soviética,no Baltico,que hoje ingressou no tratado de Schengen e usa o euro,como moeda.A influência russa/soviética ainda é grande,com escolas russas e pessoas falando apenas russo e pouco estoniano.
O vôo da finnair,uma empresa low cost foi razoável:o voo parece um mercado-vende-se de tudo desde jornais,comida e free shopping.A tripulação é agradável e temos direito a agua ou suco gratuitamente.A escala em Helsinki foi tao rápida que quase pedri o voo de 15 minutos para Tallin.O voo Tallin-Helsinki e feito num avião pequeno e só sentimos o tempo de aterrizar e decolar.
A chegada em Tallin,num pequeno aeroporto foi rápida e minha anfitriã,dona do apartamento que aluguei.estava no aeroporto,me esperando com uma placa com meu nome e um sorriso,mostrando a hospitalidade da mesma,que me levou para passear,antes de irmos ao apto.Sem cobrar nada,Inara preparou um pequeno city tour incluindo em primeiro lugar o parque KadriorgaAlias está o famoso palácio Kadriorg,palácio barroco de Pedro ,o Grande ,que abriga a coleção estrangeira de arte do museu estoniano,que visitamos rapidamente.Fazia muito frio e o parque estava coberto de neve.Passamos também pela residência do presidente da Republica com sua guarda de gala,o memorial Russalka,,a fachada do museu memorial AH.TAmmsaare,personalidade literária mais importante daquele país.Dali seguimos para o memorial de guerra soviético..Ela então me levou para a torre de televisão,de onde se desfruta uma linda vista da cidade,toda branca,em função da neve.Sao 314 m de altura,que se chega num elevador expresso
Um dos maiores pontos positivos do pais foi saber que onde tudo pode ser feito pela internet,desde o registro de um filho,a abertura de uma empresa,declarações de imposto de renda,reunioes ministeriais etc.Tal fato permite que a Estonia empregue apenas 1,9./. de sua população,como funcionários publicos.O sistema de transporte publico funciona muito bem é muito barato,permitindo chegar a todos os locais de interesse turístico da cidade.
Inara então me levou para o bonito e pratico apartamento ,colocou um celular a minha disposição para ligações locais e conversar com ela se necessário  e a geladeira continha agia gelada,chocolates e cha e café na cozinha.Me deu todas as dicas da cidade e combinou vir me pegar dois dias depois para me levar ao aeroporto,que ficava nas redondezas.
O pais tem um problema de idioma e poucas pessoas-normalmente so as mais jovens -falam inglês,o que dificulta uma maior interação ou resolução de problemas eventuais.So para ter uma noção,no dia seguinte fui para Helsinki de ferry boat e o motorista de taxi que me levou so falava russo.A prestação de serviço também precisa ser aprimorada e se apresenta fria,embora correta.
Minha ultima atividade foi conhecer a Cidade Velha,patrimonio da humanidade,que deve ser visitada a partir da Praça da prefeitura e seu entorno em Toompea.A cidade medieval é de uma beleza que encanta por suas igrejas.mosteiros e locais de interesse turístico.Pode se visitar tudo caminhando e dedique umas 3/4 horas para conhecer a mais importante parte turística da cidade.Recomendo o o mercado da Praça da Prefeitura,com seu artesanato local,que não e barato,o museu da cidade de Talinn,a igreja do Espirito Santo,a farmácia da Prefeitura,a Rua Viru,a Igreja Niguliste,.A cidade velho é um exemplo de arquiteuta medieval preservada.
O artesanato local e feito a base de madeira,tapetes de tear e a oferta de cerâmica.Visite a livraria Apollo,coma chocolate Kalev e visite a famosa loja de departamento Stockmann.
Acabei tomando café da manha no Josephine café,que recomendo.
Ao meio dia,Inara estava me esperando na frente do prédio em Talinn  e me levou para o aerporo,me oferecendo barras de chocolate para comer na volta....







































MAIS LIDOS