26/07/2015

O vale de Ourika,nas proximidades de Marrakech-uma experiência cultural e natural

Durante minha visita ao Marrocos,tive a felicidade de conhecer o Vale de Ourika,nos arredores de Marrakech.Perguntei no Riad,onde estava hospedado,como poderia conhecer o famoso Vale de Ourika e suas cascatas. É um passeio que todo turista faz em tours organizados mas como falo francês e um pouquinho de arabe,resolvi me aventurar sozinho.A forma mais conveniente de visitar aq região seria em taxi,já que não há onibus.Marrakech tem dois tipos de taxi:"petit taxi" para as corridas dentro da cidade e o "grand taxi",para as que vão para cidades vizinhas.Peguei um taxi perto de meu riad e pedi que me deixasse perto do ponto dos "grands taxis".Logo,perguntei qual seria o próximo que sairia paraq Ourika pois queria pegar o taxi com´partilhado,onde se paga apenas pelo assento.Caso queira ir na frente com o motorista mais confortável,deve pagar 2 assentos.O preço era 4 euros pelos dois assentos,perfazendo 8 euros,nos trechos de ida e volta.Teriaq que esperar uns 30 minutos  então resolvi negociar com um motorista,um passeio privativo para mim.Depois de muita conversa,consegui que ele me levasse por 35 euros.
São mais ou menos 50 minutos de taxi ,pelas montanhas do Atlas,repletas de um verde que nos traz paz interior..A natureza e e o rio Ourika ,alem das cascatas trazem lembranças de um paraíso perdido,cheio de luz e pequenos sons que batem em nossa alma.No caminho,o motorista pergunta se desejo visitar uma cooperativa de´produtos feitos com o famoso Huile d'argan.A priori,fico meio indeciso pensandoser  uma loja para o mesmo ganhar alguma comissão mas acabo aceitando.Na cooperativa, trabalham 40 mulheres,São viuvas e divorciadas,não muito bem vistas pela sociedade machista local,que incentivadas pelo atual Rei produzem produtos alimenticios e cosmeticos,com base no famoso huile d'argan.Sou recebido com chá de menta e pão feito pelas proprias mulheres,mergulhado  no tal óleo.Compro algus produtos para ajudar.Só a cooperativa ,como experiência já valeu a pena,com a natureza que pode ser melhor apreciada do ultimo andar da casa,onde funciona Le coin berbere.(www.atmasens.com)
Seguimos para Setti Fatma,onde é feita a visita das cascatas.No caminho,paramos para algumas fotos e passeio de camelo.Ao chegarmos a cidade para a visita das cascatas,somos abordados por inúmeros guias.Oferecem-se para nos levar para a visita das sete cascatas.O preço é negociado em função do número de cascatas que se pretende visitar.Cruzamos o rio,por uma pequena ponte e começamos a subida em direção a primeira cascata.O caminho é repleto de lojas e pequenos restaurantes.Aviso que não pretendo comprar nada mas acabo tentado.Os preços são exorbitantes e tem que se negociar muito.
Estou de tênis e vejo que o caminho é difícil.Escorrego algumas vezes e fico preocupado.Embora,o guia,um senhor de idade avançada me ajude ,inclusive me dando a mão,e dizendo para não ficar com medo.Quando chegamos a primeira cascata,informo ser suficiente (estavam medo rsr) e voltamos porb um caminho bem mais fácil com escadas ,que seguramente poderia ter sido usado na integra.O guia me cobra 20 euros,que pago com prazer pela ajuda e pela conversa sobre a realidade local e pelo apreço por uma pessoa de idade avançada,ainda estar trabalhando numa atividade tão cansativa.
Voltamos e o taxi,que estava me esperando,me leva de volta para meu riad.Estamos em pleno Ramadhan,período de jejum dos muçulmanos mas o trabalha não para....












MAIS LIDOS