02/01/2016

Bonifacio,na Corsega

A ilha da Corsega é uma outra França.Não tão organizada mas com um apelo turistico enorme,uma poulação sempre sorridente e feliz,um segundo idioma que se fala nas ruas e se aprende na escola e um sentimento nacionalista muito grande.
Um dfos meus intuitos ao visitar a ilha,era conhecer Bonifacio,considerada uma das cidades mais lindas do mundo.Hospedado no hotel Ibis Budget,que fica na Rocade de Ajaccio,resovi ir de onibus até Bonifacio.A pequena rodoviária  fica no centro e para ir e voltar no mesmo dia,só há um onibus no inverno (que inverno alias,15/17 graus) que sai às 08h30min.O segundo sai às 15 horas,o que não permitiria a volta no mesmo dia.
A viagem que dura três horas de ida e três horas de volta,é feita num microonibus que custa 20 euros,cada trajeto.A estrada é muito bonita e passamos por vários vilarejos e cidades,como Pompiano,Olmetto e Sartene para citar alguns exemplos.
Cheguei às 11h25min em Bonifacio,após uma baldeação e corri para o passeio de barco,que custa 20 euros e nos da uma ideia fantastica da suntuosidade do destinos com suas grotas e as famosas "calanques e falaises".O passeio dura uma hora e um guia vai nos fornecedendo inumeras informações .No barco,vende-se refrigerantes por 2 euros.
Ao voltar do passeio de barco,resolvi conhecer a cidade alta com sua fortaleza e vistas panoramocas e almoçar.O almoço de 18 euros incluia charcuterie,um prato quente local e queijos locais com a famosa geleia de vigo,tudo regado por vinho da Corsega,cujo copo custa 4 euros.Há boas opções de restaurantes e o serviço e sempre agradavel e gentil.
Caminhei bastante e encontrei,entre as curiosidades,novamente um cemitério com casinhas .É interessante pois soube que de longe,os alemães pensaram que era uma cidade,perto de Ajaccio e bombardearam.
Como é bom passear pelas ruas,às vezes vazias,sem medo cvom minha nikkon e meu ipad,fotografando cada momento de estâse.
O onibus sai às 15 horas de volta para Ajaccio,onde estava hospedado.Primeiro,uma van nos leva até um ponto,onde voltamos a pegar o microonibus.Cheguei em Ajaccio,às 18horas e já era noite.O ponto de onibus mais perto é La roche e a passagem cuista sempre 1 euro,para qualquer lugar.O transporte na ilha é razoavel mas os onibus não circulam com muita assiduidade,dependendo do trajeto.
Em Bonifacio,o centro de informações turisticas e os banheiros estavam fechados em pleno período de ferias,o que não é nada bom e deveria ser avaliado.
A Corsega é um destino que não pode ser perdido e sobretudo a cidade de Bonifacio....

















MAIS LIDOS