05/04/2016

Forte de Copacabana

O Rio de janeiro é cheio de maravilhas.Uma delas é o Forte de Copacabana.Aberto à visitação publica,diariamente,menos segunda ,das 10 h às 18h é uma experiência unica de beleza natural e gastronomica.Na minha ultima visita,no domingo 3 de abril,tive o privilégio de almoçar na Confeitaria Colombo.O serviço melhorou muito e senti a equipe bem treinada e motivada.O paté de gorgonzola de entrada estava apetitoso e a omelete de cogumelos deliciosa.Minha caipirinha de  limão coada feita com a cachaça Magnifica estava deliciosa,embora muito forte,para quem não tem o hábito de beber.
Além dos pratos,todos os deliciosos salgadinhos e sobremesas da Colombo,como seus famosos sundaes estão à disposição.
A entrada custa 6 reais,existindo meia entrada para estudantes e outros que fazem jus ao beneficio,lembrando que existe a possibilidade de visita guida,inclusive bilingue,às 13 horas,desde que agendada previamente pelo site www.fortedecopacabana.com
Claro,que apesar da beleza do local,sinto um pequeno calafrio pois meu pai esteve preso ali durante a ditadura militar.Aliás,perguntei a um dos soldados se havia alguma informação sobre os presos politicos e ele me disse que não,que nem sabia de tal fato.Acho que seria vital tal informação constar pois faz parte daquele hoje equipamento  turistico e da história recente de nossa democracia..
As exposições permanentes são bem cuidadas mas faltam informações mais pontuais em outros idiomas,Vi muitos turistas estrangeiros comprando suvenires e maravilhados com a Fortificação e as paisagens naturais mas sem entender o alcance histórico do local.
O acesso ao local é fácil.usando o metrô e descendo na estação General Osório e caminhando uns 15 minutos em direção a Copacabana,pela Francisco Otaviano.
Na volta,resolvi usar pela primeira vez o taxi Uber,cujo aplicativo havia baixado ,na véspera.Em três minutos,o carro chegou.O motorista extremamente simpático,me ofereceu um copo d'agua e perguntou se queria carregar o telefone.Indagou-me se gostaria de ouvir musica.Foi uma boa experiência que agora vou usar eventualmente,quando precisar.





MAIS LIDOS