14/07/2015

Porto-Um museu a ceu aberto e o São joão

Entre as minhas cidades preferidas na Europa,estão o Porto e sua irmã,Vila Nova de Gaia.Além de ter morado em Gaia,já estive no Porto,umas 20 vezes.É sempre uma alegria ver a evolução da cidade,a começar pelo bonito aeroporto Sá Carneiro.As  formalidades são rápidas e possui uma infraestrutura de apoio excelente.A ligação com o centro pode ser feita em taxi,que custa aproximadamente 30 euros,ou em autocarro (onibus) ou metro.(metrô),.por menos de 2 euros.
Cheguei ao port,em pleno São João,dia 23 de junho,data que já havia comemorado inumeras vezes quando ali morei,durante o exilio de meus pais.Resolvi me hospedar perto da estação de Campanha,pois queria também visitar algumas cidades vizinhas.Meu deslocamento em metro foi rapido e cheguei ao hotel Poveira,que havia reservado pelo booking.,como hotel simples mas muito bem localizado,sem elevador.Como tenho um pequeno problema de coluna,fico sempre












preocupado com as escadas mas tenho viajado com uma pequena mala,até porque não sou de fazer muitas compras,embora roupa e sapato estejam bem mais baratos em Portugal.O check in foi rapido e o recepcionista gentilmente me ajudou com a mala.O quarto correspondia exatamente as fotos do booking.com,tinha uma cama confortável,ar condicionado,banheiro amplo e wifi funcionando muito bem,por apenas 40 euros por noite sem café da manhã.
No primeiro dia,resolvi passear na imponente Santa catarina e tomar um café no Majestic com um croissant com fiambre.A cidade estava lotada de turistas e os martelinhos,pequenos e grandes eram vendidos a 2 euros.Já habituado a dar marteladas nas cabeças das pessoas,fato característico da festa de São João,no Porto, fui subindo a Santa Catarina e me divertindo.Aproveitei para cortar o cabelo num barbeiro onde todos os profissionais eram negros de Cabo Verde e tinha um clima de alegria muito bom.As pessoas ,normalmente oriundas das ex colonias que ali entravam,saudavam os demais com um sorriso e se ouvia aquele  portugues diferente.Fiquei conversando com um angolano ao meu lado,que me disse que os caboverdianos eram conhecidos pelo dom de cortar cabelo.Era apenas para fazer o pé e me cobrou 2 euros e 50 centavos....
Posteriormente,fui em direção a Gaia à pé,atravessei a ponte que liga as duas cidades e de onde se tem uma visão linda de ambas.Estavam preparando os fogos de artificio que seriam lançados à meia noite.Peguei o teleférico na saída da ponte,que custa 5 euros e fui passear a beira do Rio douro,já em Gaia.O numero de turistas e portugueses já era grande e todos os restaurantes e barcos se preparavam para a grande festa.Tirei inumeras fotos mas não visitei nenhuma das caves de vinho do Porto,que ali se encontram pois já havia feito tal visita imperdivel com degustação em outras oportunidades.Embora fosse 23 de junho,as caves estavam abertas.
Retomei o teleferico   e fui pegar o metrô para o Porto.Desci na estação Aliados ,onde aconteceria um grande show mais tarde.Caminhei até a Universidade do Porto,desci a Rua Cedofeita e cheguei na Rotunda da Boa Vista,onde está a bonita Casa da Musica,monumento polemico mas com uma das melhores acusticas do m undo e que hoje entrou no calendário da cidade.A Casa da Musica pode ser visitada e se tiver algum concerto,não deixe de assistir.Resolvi parar para jantar num asiatico e foi horrível.O menu de 25 euros com caldo verde,sushi de sardinha etc e um copo de vinho não foi dos melhores.Voltei entao de metro para a Avenida dos Aliados e fui para a ribeira ,na parte baixa da cidade,onde às 22h30min,já havia uma multidão.Todo mundo feliz,dando marteladas.Encontrei alguns amigos de infância e paramos para tomar uma deliciosa sangria,que custou 15 euros e que me deixou alegre e mais envolvido na bonita festa de São joão.A queima de fogos que assisti pela primeira vez foi bonita e lembrei um pouco do reveillon em Sidnei,por causa da ponte.
Resolvi voltar para o hotel pois estava cansado e queria visitar Guimaraes no dia 24.
Momento inesquecível ao participar da alegriados martelinhos, dosfogos de artificio e de uma cidade linda,com tantos monumentos e roupas coloridas estendidas nas sacadas..

MAIS LIDOS