03/09/2023

Uma manhã na Igreja do Mosteiro de São Bento

 Voltar ao Mosteiro de São Bento e assistir à missa com cantos gregorianos é muito especial para um ex aluno do Colégio São Bento ,que ali concluiu o primário antes de migrar para a Argélia .                                                                   Cada domingo ,às 10 horas ,a bonita Igreja do Mosteiro acolhe uma missa ,que é um verdadeiro concerto     divino com cantos em latim .Há um sentimento presente de paixão pelo Senhor ,que se inicia com a Antífona de entrada e termina com a Despedida “Ide em paz e o Senhor vos acompanhe “.                                                                              Era na bonita Igreja ,que nós jovens estudantes fomos educados para a fé cristã.Era Reitor do Colégio ,Dom Lourenço de OSB e tive como professores ,entre outros D.Gerônimo,D.Marcos e o querido D .Tadeu ,que nos levava para passear aos sábados ,em belas caminhadas e entendeu o meu papel de filho de preso político ,num colégio de crianças de alto poder aquisitivo .                                                               Quando rezava hoje ,antes da missa e pedia paz e amor na Humanidade ,me lembrei que me escondi algumas vezes na Capela do Santissimo Sacramento e até adentrei o local onde moravam os monges .Como tiveram paciência com uma criança um pouco rebelde ,devo confessar que até fez a primeira comunhão por conta própria .Um dia ,fugi da Escola e fui para casa de táxi ,com vergonha de uma anotação de mau comportamento em minha caderneta .Lembranças de tanta solidariedade que ali encontrei e que me levam aquele local inúmeras vezes .                                                                                                             Hoje ,encontrei um primo e um ex colega e rimos um pouco dos sábados de festas e das refeições diárias ,já que éramos semi internos .Lembro-me sempre dos ensinamentos de D.Gerônimo sobre a fundação do Mosteiro em 1590 por dois monges beneditinos vindos da Bahia e a construção da Igreja em 1633 ,que durou até 1641 e que foi se aprimorando ao longo dos Anos .                                                                                                  Atravesso um túnel e me dirijo ,após a missa para o Mirante ,de onde temos uma vista estonteante do Museu do Amanhã e da ponte Rio Niterói .Saio devagar ,emocionado com tantas lembranças e caminho pelas ruas vizinhas até a Catedral …



                      








MAIS LIDOS