Hoje,apeteceu-me respirar um pouco.Ainda não tenho coragem de deixar de usar a máscara em locais fechados mas em lugares abertos e com fluxo reduzido de pessoas,consigo viver momentos de normalidade.
Por volta de 08 h30min,entrei novamente nos aplicativos Uber e 99,para checar as tarifas para a Quinta da Boa Vista.Em função do Rock in Rio,a tarifa estava dinamica e altíssima,chegando a R$ 120,00.A confirmação vem em poucos minutos e o preço é R$ 52,00 saindo de Jacarepaguá.O motorista Michel.embora sem máscara é educado e em meia hora,me deixa no destino.
Hoje,o dia ensolarado nos convida a caminhar e fotografar.Nada melhor do que um parque de 155 mil metros quadrados,no bairro de São Cristovão.A quinta da Boa vista é assim denominada por ser possível,do alto de uma colina,quando de sua construção , avistar a Baia de Guanabara.
O parque acaba de passar por uma verdadeira reforma feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro.Além de limpo,com a presença da guarda municipal e tudo refeito e pintado,a presença dos jardins criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou se faz melhor sentir.
O local nos convida para um piquenique,um passeio de barco ou caiaque ,as bonitas quadras poliesportivas e as várias estátuas de bronze originais.Cabe uma menção ao monumental portão da Quinta,presente de casamento do Duque de Northumberland para D.Pedro I e a imperatriz D.Leopoldina.
A Quinta abriga também o Museu Nacional,que foi atingido por um incêndio mas que teve sua parte externa inaugurada ontem,já toda restaurada.Tomara que brevemente volte a funcionar não apenas como um museu científico mas como um marco efetivo do periodo colonial.
Paro para tomar uma água de coco gelada e prossigo para o BioParque ,nosso jardim zoologico,privatizado e remodelado,num conceito mais moderno de interação com os animais.Começo tendo contato direto com inumeros pássaros num espaço interativo.Em alguns momentos a máscara se faz necessaria em pequenas aglomerações.Visito o mundo dos repteis,os primatas,as onças ,as avestruzes e me lembro da minha infância.Quantas vezes não fui ali passear com meus pais e jogar bola com meu pai.
Estou revigorado,feliz por ver o local finalmente bem tratado,é uma nova Quinta que traz em cada canto um cuidado vital que precisa ser preservado e respeitado.Um agradecimento especial ao Prefeito Eduardo Paes e sua equipe.
Lembro que é muito fácil chegar ao local de transporte público:as estações de trem e metrô de São Cristovão estão ao lado .A entrada da Quinta é gratuita e funciona de 06 h às 18h.
Há estacionamento pago e o ingresso do Bio Parque custa Rs 46,00 com meia entrada disponivel.(50./.)