05/04/2015

Igreja Nossa Senhora da Penna-Freguesia-Jacarepaguá-Rio de Janeiro

Aproveitei o domingo de Pascoa,que estava com sol,para conhecer a bonita igreja Nossa Senhora da Penna,em Jacarepaguá,no Rio de Janeiro.Sempre que passo pela linha amarela,quando vou trabalhar,vejo a igreja e um colega de trabalho,Paulo Cabral,que a visitou me incentivou a conhecê-la.
Resolvi me deslocar em taxi,saindo de Curicica,que muitos pensam ser Barra mas é Jacarepagua,embora os predios aqui construídos sejam vendidos como Barra.O taxi me levou em 20 minutos e custou 35 reais,por ser bandeira 2,me deixando ao lado do plano inclinado.O mesmo tem 110 metros e o trajeto demora 4 minutos.
O santuário fica aberto de segunda à sexta,das 08h30min às 16 horas  e é o segundo mais antigo de Jacarepaguá.Foi construído entre 1633 e 1642 e fica no topo da Pedra do galo ,á 160 metros de altura.
O local é bem sinalizado,tem banheiros razoavelmente limpos,uma lojinha dentro da igreja mas nenhuma lanchonete.Ali acontecem vários batizados e casamentos.As missas acontecem aos domingos ,às 11 horas.
A igreja é pequena mas encanta por sua simplicidade,seu altar,a presença portuguesa através dos azulejos e algumas informações básicas na sinalização.Senti falta de um folheto com informações básicas que poderia  inclusive ser comercializado.Faltou também uma sinalização bilingue,que deve fazer parte de qualquer atrativo turistico da cidade.Entendo que a Riotur deve ajudar a descortinar um Rio desconhecido mas cheio de novas experiências.
O verde que rodeia o local dá uma certa tranquilidade e nos permite um descanso da alma.Há uma gruta para visitação mas que no fundo é apenas uma janela para ver a mesma.
Na volta,resolvi usar transporte publico,me desloquei até o tanque,outro bairro de jacarepagua e peguei o brt ,que vai ate o terminal Alvorada,que term ligações com a zona norte e zona sul do Rio.
Foi  mais uma descoberta que me encantou e me fez ver que o Rio tem uma fonte inesgotavel de atrativos turisticos,pouco divulgados,que poderiam ajudar a descentralizar a oferta turistica da cidade e aumentar a permanência do turista.
Obrigado Paulinho,pela dica pois foi uma manhã de descoberta.









MAIS LIDOS