É sempre bom falar da cidade,onde nascemos.Ela nos instiga,nos apaixona,nos delicia,apesar de tosas suas contraqdições:desde preços exorbitantes praticados em alguns lugares até os problemas sociais e de transporte urbano existentes.
O Rio tem,no entanto,uma marca que me deixa orgulhoso,a alegria de seus moradores,sentida nas praias,nos bares,dentro do metro e dos onibus ,remetendo-nos a uma "joie de vivre" que encanta quem vem nos visitar.
A chegada pode se dar pela rodoviária,aeroporto Santos Dumont ou aeroporto Tom Jobim.Há um esquema ainda precário de transporte urbano para os diferentes locais da cidade,que espero melhorar até a Copa.O idfeal é pegar um taxi ou de uma cooperativa ou que você pré-pague a corrida,no caso dos amarelinhos.Não se deixe levar pelos inumeros motoristas nas áreas de chegada que oferecem serviços.
A cidade cresceu muito e as novas opções de consumo estão migrando para a Zona Oeste,mormente Barra e arredoresd,onde está Jacarepagua,que acabou se tornando um bairro turistico.No entanto,é Copacabana que tem o maior numero de hotéis que vão ganhando também outros bairros da zona sul.A grande pedida é Santa Teresa,onde nasceu um dos hoteis mais charmosos:o Hotel Santa Teresa,hoje prefirido dos artistas e descolados,pela sua proposta de qualidade.Santa Teresa nos lembra bastante a bohemia carioca,com sua gastronomia e bares.
A cidade também se segmentou com áreas reservadas para os diversos píblicos.Ipanema,por exemplo e o bairro gay,por execelencia,sobretudo a area da Farme de Amoedo,com suas bandeiras.
O centro é uma reliquia:você não pode perder os inumeros centros culturais e museus,alem de algumas igrejas.O Mosteiro de são Bento é um must,sobretudo aos domingos,com sua missa que inclui cantos gregorianos.O Centro cultural Banco do brasil pode ser uma opção de gastronomia e entretenimento,repleto de exposições,normalmente gratuitas.A grande novidade é o MAR-Museu de arte do rio,com suas coleções voltadas para a cidade maravilhosa e suas vistas deslumbrantes.
Aproveie a bonita Copacabana,para visitar o Forte de Copacabana e fazer um lanche ou almoçar na Colombo.A Colombo,com alguns preços exorbitantes,inclusive a do Centro leva a momentos de raro prazer.
E claro que o Pão de Açucar e o Corcovado não podem ser perdidos.As filas andam um pouco desorganizadas mas os prestadores de serviço estão buscando soluções.Nosso metro,embora com apenas 2 linhas é um meio de transporte conveniente,fora dos horarios de ponta,onde há superlotação,mormente na linha 2,que leva você ao Maracanã,que pode também ser visitado.
Bom,são as primeiras dicas.Vou tentar escrever aqui de vez em quando sobre o Rio...
Um video que fiz sobre o Rio...
http://www.youtube.com/watch?v=CBIPaHSTBZ0&list=PLSSWYbOOsg2rzkzmeIhfx6Gxl-WqJCG67&index=2
27/01/2014
MAIS LIDOS
-
Ontem,visitei mais uma fazenda do Vale do café:a São João da Barra,que pertence ao pecuarista,de origem holandesa,Rogério Van Rybroek,que ta...
-
A ilha da Corsega é uma outra França.Não tão organizada mas com um apelo turistico enorme,uma poulação sempre sorridente e feliz,um segundo ...
-
A convite da Fesa-Fundação Eduardo Santos,me desloquei mais uma vez para Angola.A obtenção do visto,no Consulado do Rio de Janeiro,que custa...
-
Durante minha visita ao Marrocos,tive a felicidade de conhecer o Vale de Ourika,nos arredores de Marrakech.Perguntei no Riad,onde estava hos...
-
Eram 8 horas da manhã,quando o guia de turismo vietnamita veio me buscar no centro histórico de Hanói,onde estava hospedado,para o cruzeiro...