Passear pelo Rio de Janeiro não convencional nos enche sempre de muita emoção e a certeza da beleza da cidade maravilhosa.Sábado ensolarado é para descobrir o Rio de belezas naturais:fui então visitar o Forte Duque de Caxias,no Leme.Ele fica na Praça Almirante Júlio de Noronha , no final do Leme.Não se pode entrar sem camisa ou com roupa de praia.
A entrada para a visitação,que se inicia às 09h30min ,diariamente ,exceto às segundas custa 4 reais a inteira e 2 reais a meia.Para se chegar até o cume,no Morro do leme,caminha-se 800 metros,o que leva de 20 a 30 minutos.A caminhada é fácil mas demanda sapatos confortáveis.Encravado,numa área de proteção ambiental,é possível ver uma exuberante flora e fauna durante o passeio.Há bancos para descanso ao longo do caminho e sinalização bilingue.Ao longo da trilha,é possível ver esculturas belíssimas da Marli Mazeredo,que retratam a Via Crucis em suas diversas etapas.
Construído em 1776,por ordem do Marques do Lavradio e servia num primeiro momento,para alertar outras fortificações ,sobre a chegada de navios.
Ao chegar na parte mais deslumbrante ,no final da trilha,consegue-se ver maravilhas da cidade e fotografar de ângulos privilegiados:não só a praia de Copacabana em toda a sua extensão,mas também a baía de Guanabara,o Pão de açucar,o Corcovado e Niteroi.Outros fortes são vistos também e nos DA RIQUEZA de tal patrimônio cultural e militar ,que foi aberto à visitação pùblica graças a um esforço muito grande do então Vereador Indio da Costa.
Com um pequeno museu,obtemos informações do Duque de Caxias e o armamento ali existente,em forma de exposição permanente.
Senti a falta de uma lanchonete ,que já existiu e de uma loja de suvenires.Um bom exemplo de benchmarketing é o Forte de copacabana,o melhor estruturado para visitações turisticas.
Após a visita,resolvi finalmente conhecer o bar do David,que me tinha sido indicado pelo Consul geral dos EUA,no Rio,Scott Hamilton ,um apaixonado pela cidade.
O pequeno bar/restaurante,conhecido por ter ganho o famoso Concurso Comida de Buteco,fica numa comunidade no Leme,chamada Chapéu Mangueira.De carro ,do forte até la ,gastamos 15 minutos.O local tem petiscos muito gostosos e uma excelente feijoada de frutos do mar,por 85 reais para 2 pessoas.O staff é muito sorridente e amigável .A caipirinha de tangerina estava excelente.Um local que pode complementar sua visita ao Forte.
MAIS LIDOS
-
Ontem,visitei mais uma fazenda do Vale do café:a São João da Barra,que pertence ao pecuarista,de origem holandesa,Rogério Van Rybroek,que ta...
-
A ilha da Corsega é uma outra França.Não tão organizada mas com um apelo turistico enorme,uma poulação sempre sorridente e feliz,um segundo ...
-
A convite da Fesa-Fundação Eduardo Santos,me desloquei mais uma vez para Angola.A obtenção do visto,no Consulado do Rio de Janeiro,que custa...
-
Durante minha visita ao Marrocos,tive a felicidade de conhecer o Vale de Ourika,nos arredores de Marrakech.Perguntei no Riad,onde estava hos...
-
Eram 8 horas da manhã,quando o guia de turismo vietnamita veio me buscar no centro histórico de Hanói,onde estava hospedado,para o cruzeiro...