06/08/2017

A capela Magdalena e o cravo de Roberto de Regina: um Rio desconhecido e cheio de encanto em Guaratiba

Sinto, a cada dia que passa que moro numa Cidade Maravilhosa, que ainda precisa ser melhor descoberta e promovida. E sobretudo que a música erudita está presente e de forma sublime. Faço referência aqui a Roberto de Regina, um médico anestesista, amante da música desde criança, que se fixou em Pedra de Guaratiba, onde adquiriu um sitio, que  transformou no templo do cravo e da musica barroca e renascentista.

Ele tem 90 anos e junto com seu companheiro, um grande chef, Ronaldo Ribeiro cuida da propriedade, que além da Capela Magdalena, que leva o nome em homenagem a D. Magdalena, mãe de Roberto, tem jardins belíssimos e um museu.

Roberto é um homem de uma cultura enorme, que nos encanta com sua humildade e seu perfil multifacetário: músico, artista, companheiro e preocupado com a humanidade.


A visita ao local ocorre de duas formas: visita a Capela, totalmente pintada por Roberto, seguida de uma breve apresentação de cravo e um tour pelo museu Ronaldo Ribeiro ou então a mais completa um concerto, de aproximadamente 70 minutos, seguido de almoço e visita ao museu, sempre acompanhados do próprio maestro Roberto De Regina.Vou apresentar aqui a mais completa que custa 140 reais, pode ser agendada pelo telefone 21-98851-5052, que também é um WhatsApp. As visitas com almoço ou jantar necessitam de um mínimo de dez pessoas ou acontecem em datas previamente disponíveis, que são fornecidas periodicamente. 

O ideal é consultar também o site www.capelamagdalena.com.br para maiores informações.

Resolvemos agendar o almoço no domingo dia 6 de agosto. A reserva e confirmação foram feitas rapidamente pelo WhatsApp citado e o pagamento pode ser feito no local, em dinheiro pois não aceitam cartão. Para pequenos grupos, fomos informados que se faz necessário um deposito de 50% previamente. Da zona sul ou zona norte ou ainda oeste, é possível ir de BRT até a estação Mato Alto e de lá pegar um ônibus de integração, que tem uma parada bem perto da entrada. Um Uber da barra ate a Capela custa em média 50 reais e um taxi 75 reais.

Ao chegar nos dirigimos diretamente para a Capela, onde degustamos um drink de boas vindas, uma cachaça de frutas deliciosa. Logo, Roberto de Regina apareceu, vestido de forma temática, como um músico renascentista e começamos a nos deliciar com o concerto no cravo, feito por ele, que era alternado com explicações dos músicos e peças que tocava e nos divertia com muito humor, com suas histórias. Ele tocou durante uma hora e 15 minutos e a capela com excelente acústica nos trazia paz e um clima de harmonia e alegria invadia nossos corações.

A seguir, fomos convidados para o almoço, que incluía um prato principal, preparado sob a supervisão de Ronaldo Ribeiro, uma sobremesa, café e um excelente vinho, imaginem servidos por Roberto. O almoço durou uma hora, acredito. Logo, era o momento de conhecer o museu. Está dividido em duas partes: uma viagem pelo mundo do transporte e uma segunda por castelos, palácios e igrejas do mundo. Pasmem vocês, tudo feito por nosso artista, Roberto de Regina. Foram 20 minutos de uma nova aula. É permitido fotografar todo o espetáculo, visita e museu.

Há a possibilidade de comprar um cd com as músicas do maestro por 25 reais, posters e o livro Roberto de Regina ,vida e obra ou Memórias de um Sargento de malícias, que seguramente nos ajuda a entender melhor a trajetória de uma lenda viva do Cravo, da música barroca, renascentista e um amante de Bach.

Devo confessar que adorei a visita e que virei gratuitamente um fã do Roberto e no que tiver  ao meu alcance, serei um promotor daquela atração, onde podem se realizar casamentos e até festas privadas. Os jardins são lindos com seus pavões,que ajudam a integrar a paisagem bucólica e poética do local.O staff é muito profissional, sobretudo o auxiliar pajem, vestido a caráter, que aparece nas fotos...

  





MAIS LIDOS