Sou um apaixonado por Arte Popular Brasileira.Um dos mais completos acervos é sem dúvida alguma o do Museu do Pontal,em plena barra da tijuca,ao lado do condomínio Alphaville.Devemos tal preciosidade a um francês Jacques Van de Beuque,um colecionador que foi adquirindo a partir da década de 1950,exemplares de nossa genuína arte popular.
O caminhar de Jacques não foi nada fácil.Durante 40 anos,viajou por todo o Brasil ,constuindo uma verdadeira coleção ,que foi herdada por seu filho,Guy Van de Beuque,que assumiu o museu ,em 1995.Professor e filósofo,Guy conseguiu dar uma visibilidade e interação comvários atores à coleção de seu pai.
Instalado num lindo sítio,no Recreio dos Bandeirantes sofreu inumeras inundações ao longo dos anos,o que levou sua transferencia para um terreno cedido pela pela Prefeitura do Rio,após muitas lutas,em 2016. .Foi em outubro de 2021,que o Museu reabriu suas portas ,nas novas instalações ,numa área de 14 mil metros quadrados,
A nova sede do Museu do Pontal funciona de quinta a domingo ,das 10 h às 18 horas.A entrada é gratuita mas se sugere uma contribuição de R$ 20,00 por pessoa,que pouquíssimos frequentadores ajudam.
É um museu ,com salas anexas de exposição voltado exclusivamente para pessoas que falam português.Não há sinalização,informações do acervo e dos artistas em outros idiomas,o que é lamentável.E sinceramente,fora de qualquer realidade turistica em 2024.Um esforço urgente deve ser feito para resolver tal drama cultural.
O acervo e as exposições que acontecem trazem a marca dos maiores artistas populares brasileiros.Estão ali Vitalino,Adalton Lopes,Ana do Baú,Benedito Santos,Celestino,Ciça,Deuzani,Durvalina,Lunildes,Marliete,Nhozim,Saúba,Tamba e Zequinha,para citar apenas alguns.Atualmente,uma exposição de Marcelo Conceição nos leva a outro deleite artístico.
Há uma pequena loja com peças para venda,com valores salgados e pasmemcom uma única publicação sobre o museu de 2009 ,totalmente desatualizada sem nempensar na atual sede.
Um bistrô muito simpático,comvárias opções de cafe da manhã,com preços acessíveis para 2 pessoas e boa qualidade,com até um piquenique e propostas de almoço rápido estã à disposição.O serviço é rápido e gentil.Pedi uma taça de vinho branco,que amei ,mas que já veio servida.O quiche de cebola com salada verde estava delicioso.
Um local que merece ser melhor divulgado e sobretudo adequado para o turismo internacional.Quem sabe a Embaixadora do Turismo do RJ e secretária de Turismo,Daniela Maia não consegue uma solução,com sua competência e apoio do atuante Prefeito Eduardo Paes .