08/09/2020

Uma caminhada no Parque Olímpico na pandemia cheia de reflexões















 O Parque Olímpico fica bem perto de minha casa.Assim,é um local que chego em menos de 15 minutos.Aberto de terça à domingo,para visitação pública,a partir das 8 horas,fica ao lado de uma estação de brt e a entrada é franca.

Relativamente bem cuidado,precisa ter suas normas de visitação revistas.A começar pelo uso obrigatório da máscara estampado ,na porta mas sem nenhum controle interno.São inúmeras,muitas mesmo ,pessoas andando,correndo,em bicicleta ,em família ,além de colaboradores da própria Prefeitura sem usar a mesma.Não seria o caso de um ou dois guardas municipais em bicicleta ou moto ,pelo menos para orientação e posterior multa?

A área enorme nos faz lembrar o Rock in Rio,com algumas placas que ali permaneceram e as Olimpíadas com um monumento que mostra todas as medalhas conquistadas.Os jardins bem cuidados trazem paz para nossos olhos com verde e flores.

No entanto,não há banheiros disponíveis,nem alcool gel e nem sequer um posto de informações para os que ali chegam.Sem lanchonete,sem uma lojinha de venda de suvenires e nenhum folheto informativo.É um local aberto,com um guarda municipal na porta mas sem nenhuma infraestrutura de apoio.

No momento,em que se fala de retomada do turismo,o que sinceramente deve ser feito com muita cautela,antes da vacina,falta um grupo de trabalho para viabilizar o local,como um equipamento turístico,para evitar o que aconteceu em Atenas,onde um elefante branco dorme acordado,com pouquíssima serventia.

Não seria o caso de criar um Museu das Olimpiadas com o apoio do COB,de arrendar áreas para serviços de alimentação e criar uma lojinha para venda de produtos ligados ao evento que aconteceu em 2016,inclusive com possibilidade de fotos?

Antes de retomar qualquer coisa,é preciso pensar na sua funcionalidade:sem banheiros,sem sinalização,o que estamos oferecendo?

Para mim,é uma caminhada na pandemia,mas que acaba me estressando por tantos infratores,de peito erguido,desfilando sem respeito ao próximo.Ficam as dicas,se alguém do governo,da iniciativa privada ou futuro candidato perder alguns instantes com minhas reflexões.

MAIS LIDOS