18/05/2024

Vassouras com os Embaixadores de Turismo do RJ

 Sexta ensolarada,deixamos o Hotel Fairmont Copacabana,por volta de 07 h 50min,com direção ao município de Vassouras.Uma visita promocional organizada pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e pela Prefeitura de Vassouras.O roteiro foi minuciosamente montado pelo subsecretário de cultura de Vassouras,José Luiz Junior e por nós.

Convido o presidente da Liguia ,Arnaldo Bichucher para conduzir o tour em conjunto com Voltaire Varão,vice presidente dos Embaixadores.Nosso primeiro ponto de chegada é a fazenda São Roque do Ernani Maciel,que também vai nos receber para alomoçar no Hotel Ribeirão.

O subsecretario de cultura nos recebe com as primeiras informações sobre O vale do café e a São Roque que foi totalmente restaurada.Somos recebidos com um welcome coffee.A visita inclui a casa sede e a senzala doméstica.

Seguimos então para o Hotel Ribeirão,onde vai ser servido o almoço.O buffet já está pronto com inumeras iguarias da alta gastronomia preparada para o grupo.Ernani Maciel é sempre muito solicito e logo se dispos a nos receber para almoçar quando solicitei.Ele também é Embaixador do Turismo do RJ e vice presidente para o vale do café da Associação.

Findo o almoço,Cristina Braga faz uma apresentação do Vale do Café.São 25 minutos de uma riqueza detalhada da fada do Vale.Em seguida,a vice prefeita de Vassouras,Rosi Silva que está presente homenageia a todos os presentes com o certificado de Hóspede Ilustre,como forma de agradecimento pela visita.

No programa está previsto agora uma visita ao Centro Cazuza,onde a artista plastica Isis Braga apresenta uma exposção de pássaros.Fazemos um breve city tour e nos encaminhamos para o ultimo local de visitação de nosso roteiro,a Fazenda São Luiz da Boa Sorte,Nestor Rocha e Liliane Rodriguez.                                                                      O guia Marcelo Muller , muito capacitado nos recebe no espaço  senzala e no museu do café .Uma verdadeira aula sobre o negro escravizado e um passeio pelos cafés inclusive com uma degustação com bolos ,sanduíches e queijos .               Foi um dia de entretenimento cultural ,gastronômico e muita reflexão sobre o café e o negro escravizado .