08/09/2022

Fotografando um Rio que nos encanta no feriado de 7 de setembro

 Dia 07 de setembro.Dia da indepedência.Nada melhor do que festejar a Democracia e a pluralidade,saindo para fotografar.Um dia de sol sem rumo.O uber me pega às 10 h30min e combinamos 4 horas à disposição por R$ 220,00.O trânsito está ótimo e nossa primeira parada é São Conrado.Praia vazia,muita gente caminhando e o céu repleto de pessoas voando.Parada bem rápida pois ja estive ali algumas vezes,inclusive voando.

Seguimos para o Mirante de São Conrado.Interessante ver a comunidade ao fundo,o Hotel Sheraton bem perto e as praias.Peço a uma simpática senhora que me fotografe.Vou fazer isso inumeras vezes.As fotos ficammuito boas.

Vamos para a mureta da Urca.A capa de meu livro Memórias da Pandemia de um carioca foi feita aqui.Avistamos o forte ,os barcos,as praias do Flamengo e de Botafogo,numa sintonia perfeita.

Maravilhado com a beleza da Cidade Maravilhosa,comento com o Alexandre ,motorista do Uber como os encantos do Rio,muitas vezes desconhecidos nos trazem paz.Ele comenta que conheço tão bem os caminhos,que poderia ser motorista do aplicativo.Pena que não sei dirgir ,caso contrário aceitaria com prazer o desafio.

Uma sede me toma.Hora de parar num ponto estratégico,ao lado do Monumento  a Estácio de Sá.Um pequeno estacionamento ainda com vaga e a possibilidade de uma água de coco no Emir,que pessoalmente nos acolhe e supervisiona as vendas.Possibilidade única de apreciar o Pão de Açucar e seu bondinho e as praias da região.Vejo também lindas tartarugas perto dos rochedos,conforme indicação de uma moradora,que puxa conversa.O senhor é de que país?Está gostando do Rio?Ri e diz talvez nem fale português....Logo,respondo que sou carioca da gema ,da tijuca e ela não acreditando muito,sorri....

Para terminar ,quero visitar o jardim  do Museu da Republica,no Catete.,que está aberto ,diariamente  das 08 horas às 18 horas.O local está bem cuidado limpo mas falta uma sinalização interna,indicando os diversos componente e plantas.O café está desativado,o que é uma pena,esperando nova licitação.Local de lazer familiar e de casais,que sentados em toda a extensão criam uma vibração positiva.

Está na hora de almocar e a escolha vai para o Depanneur,no largo do Machasdo.Opto pela sugestão do chefeuma moqueca de peixe com arroz e farofa com um bom vinho branco e uma tartelete de limão.Menu agradávele serviço bom .

Hora de voltar para casa,pela Linha Amarela e agradecer,muito mesmo por ter a possibilidade de desfrutar da beleza de uma Cidade ,que precisa ser sempre valorizada.Deus ,muito obrigado tasmbém.