Acordo cedo no domingo.O sol brilha e me convida a fazer um passeio e fotografar.Como vou almoçar na casa da minha irmã,na Gávea,resolvo visitar mais uma vez o Parque da Cidade.Trata-se do Parque Municipal da Cidade,uma unidade de conservação do município,com 470 mil m2,com entrada pela gávea.O lugar é cuidado,limpo mas sinto falta de uma presença maior da guarda municipal e da policia militar.
O uber da Barra até o local custa R$ 38,00(trinta e oito reais) e demora aproximadamente 25 minutos.A mata exuberante,com um grande número de jardins vem acompanhada também de obras dos artistas Celeida Tostes e Fernando Correia Dias. Há um fluxo normal de pessoas que caminha entre os ipês amarelos,o pau Brasil.e a quaresmeira,para citar alguns exemplos.
Retiro minha máscara e caminho.Minhas narinas são invadidas pelo ar puro e vejo alguns pássaros,borboletas e até um macaco prego.Caminho devagar até o Museu Histórico da Cidade,que foi reaberto em maio e totalmente restaurado.Não há nenhum folheto sobre o museu mas as informações do acervo são em português e inglês.Criado na administração do PrefeitoPedro Ernesto,ele tem como missão preservar a memória da Cidade,como espaço urbano.Vejo até um cartaz de um palhaco dos meus tempos de Riotur.
Na frente do museu,algumas famílias estão acomodadas ,fazendo piquenique com apresentações musicais.Um ambiente familiar com crianças brincando.Um pequeno quiosque do novo restaurante Epico do Museu vende pasteis deliciosos de beringela,carne e queijo deliciosos.Custam R$ 10,00(dez rerais) e várias pessoas se aproximam para adquirí-los.O Epico tem no seu cardápio café da manhã e lanches...
Como ainda falta uma hora para meu almoco,caminho até o Instituto Moreira Salles,outra pérola da Gávea com seus jardins,exposições e um restaurante com glamour e ótimo serviço.Aproveito para visitar a exposição Constelação Clarice,com curadoria de Eucanãa Ferraz e Veronica Stigger.Com entrada gratuita e 300 ítens da escritora e pintora,nascida na Ucrânia.A exposição estabelece um paralelo entre Clarice e mulheres que marcaram a história da Arte brasileira,no mesmo período.
E continuo minha caminhada pela Marques de São Vicente, passando pelo Shopping da Gávea,faço umas compras rápidas no Zona Sul,para logo caminhar pela feirinha da Praça Santos Dumont.Não posso demorar muito:minha irmã chef ,que também é minha madrinha me espera com um menu dos Deuses.