20/09/2021

Pousada Modernistas e Santa Teresa:um tour pela arte,cultura e bucolismo






 Santa Teresa é talvez uma das maiores preciosidades do Rio de Janeiro.Consegue reunir gastronomia,arte,paisagens deslumbrantes,mirantes e hospedagem de qualidade.Do aeroporto Santos Dumont,são 20 minutos,da rodoviária 40 minutos,da Barra meia hora ,para se ter uma ideia,de carro,uber,99 ou táxi.






































.

Escolho a Pousada Modernistas,da artista plástica Thelma Innecco,para a hospedagem.São apenas 5 suites ,cada uma decorada com um artista modernista.Em função da pandemia,apenas 2 suites estão disponivéis .Somos recebidos calorasamente e começamos com o café da manhã.Eis o primeiro grande diferencial servido em 2 etapas .com todos os ítens feitos na cozinha da propriedade ,sob a supervisão da Thelma.A diária que custa R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) para 2 pessoas não inclui o café da manhã,que custa 30 reais para hóspedes e 35 para passantes.

Tomamos café da manhã ,no aconchegante jardim,que tem no fundo uma galeria de arte,onde a artista faz e vende suas obras e um segundo andar para exposições.

Seguimos para o Parque das ruínas.Como é uma sexta-feira,não há necessidade de agendamento.Na porta,está o Sr.Paulo Gomes,gestor do teatro local ajudando no controle da comprovação da vacina,como prevê o decreto da Prefeitura.De uma gentileza única e um sorriso contundente,orienta a todos que chegam e lhes exige  o documento.O local está limpo,bem sinalizado,com uma exposição e possibilita fotos lindíssimas .Todos os protocolos de segurança estão em vigor,o que claro,me tranquiliza ainda mais.Ficamos aproximadamente  uma hora e saímos com uma paz interior muito grande,conquistada pelo verde e pela harmonia.

A pé, pois para conhecer a Montmartre carioca o ideal é não usar carro,descobrimos restaurantes e galerias de arte. Paramos para conversar co o artista Domingos Cardoso,que tem como temática o "favelismo",como ele próprio afirma.

O bonde de vez em quando cruza  nossa ´passagem.O bilhete custa vinte reais-ida e volta e permite uma visão geral do bairro,do centro até a parte alta.

Infelizmente,são 14h30min e é hora de ir embora.Foi apenas um day use com café da manhã mas que nos faz sentir vontade de voltar breve,para fotografar também a escada Selaron,terceiro atrativo mais visitado da cidade.

As reservas para " Modernistas" são efetudas no www.expedia.com.br