A visita é feita diariamente,a partir das 09 horas e as visitas guiadas são feitas a cada hora.Se desejar visitar sozinho,existe um sistema de áudio,que custa 10 reais e permite uma explicação pormenorizada de cada espaço.Na chegada,uma bonita loja oferece produtos futebolísticos e a possibilidade de uma foto,que custa 15 reais com o fundo do estádio.
As 13 horas,em ponto,começou nosso tour.O guia,de nome Fred,se apresentou em português e num inglês impecável,dizendo ser oriundo de São tomé e Principe.Já não tinha mais aquele sotaque das ex colônias portuguesas.Soube posteriormente que era aluno do curso de guia de Turismo da Escola Técnica Cieth,uma das mais conceitudasv do Brasil.
Como o elevador não comportava todo o grupo,o guia subiu primeiro com a primeira parte e nos disse que nos esperaria no quinto andar.Sugiro,que a segunda parte do grupo seja sempre acompanhada de um monitor,para que as pessoas se sintam mais seguras num primeiro momento,antes de chegar ao quinto andar.
Nosso guia era dinâmico,com informações objetivas,.boa postura e sempre sorridente.Começamos com o local onde fica a imprensa e tivemos a primeira visão do estádio e pudemos fotografar pela primeira vez o palco da final da Copa,onde infelizmente não tivemos presentes,após a derrota da Alemanha,que nunca esqueceremos.
Logo,fomos conhecendo outras áreas,como a tribuna de honra,o Maracamais,a grande novidade vip,onde os espectadores tem acesso ao jogo e a um buffet durante todo o evento,incluido no ingresso e chegamos aos vestiários.De forma tematizada,estavam penduradas camisas de jogadores,para fotos.Inclusive,visitamos os banheiros utilizados por eles,com banheira de hidromassagem.A visita continuou em direção ao gramado,pelo túnel por onde entram os jogadores e tivemos contato com as cadeiras dos reservas e a visão mais próxima do gramado.
Durante a visita,Fred nos enriquecia com dados do estádio,de sua construção,de seus principais jogos,suas inovações como o teto que cobre quase o estádio na integra.Devo confessar uma verdadeira experiência cultutal e que me divertiu muito.
Ao final,o guia nos pediu que participássemos de uma pesquisa em totens,para avaliar o tour.
Há algumas formas de interação,como ouvir conversas e barulhos das obras ou simular um gol.
Nenhum turista ou carioca deve perder tal experiência,que mostra profissionalismo na prestação de serviço e um conhecimento maior de um dos principais atrativos da cidade.