23/01/2014

Petropolis

Tive a oportunidade de visitar o município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, no ultimo fim de semana, e gostaria de compartilhar a interessante experiência turística que tive, que sinceramente acredito ser um case de sucesso na estruturação de produtos turísticos municipais e servir para outras cidades brasileiras.
A rodoviária da cidade, que é o portão de entrada de um município, recebeu toda a atenção que merece um terminal de chegada: limpeza, boa sinalização, inclusive bilíngue, confortável e com uma escolha razoável de alimentação e lojas. O deslocamento feito para o centro de Petrópolis é rápido, confortável e de forma integrada ao terminal.
O distrito sede surpreende por suas inovações. É claro que a casa de Santos Dumont, o Museu Imperial, o Palácio do Cristal, para citar apenas alguns atrativos, são ícones de uma cidade que fica a uma hora e 30 minutos do Rio, mas hoje o Museu de Cera e o Museu da Cervejaria Bohemia, de alta qualidade, ajudam a prolongar a estadia do turista naquela cidade.
A gastronomia e a hotelaria se apresentam bem diversificadas, inclusive no tocante a preços, o que permite aumentar os nichos de mercado, e simbolizam uma marca da cidade, que é a hospitalidade. A cidade bem sinalizada e podendo ser visitada em grande parte a pé é uma forma efetiva de atender àquele consumidor que viaja por conta própria.
Há também um preparo efetivo da cidade, nos suvenires e nos postos de informação turística, devendo no entanto os charreteiros receber uma reciclagem com informações históricas e reavaliando o trajeto e preço do passeio.
No entanto, não senti a cidade cheia de turistas nacionais e internacionais. Vi, sim, uma Rua Teresa repleta de excursionistas, buscando comprar com suas sacolas cheias produtos competitivos.
Na minha opinião, falta uma divulgação efetiva do município nos mercados nacionais e internacionais, uma campanha para conhecer uma Petrópolis, que é um exemplo e deve criar uma auto-estima muito grande em seus habitantes. Talvez haja simplesmente uma necessidade de melhorar a percepção do município com suas novidades, seus eventos, através de ferramentas convencionais e não convencionais de marketing.
Vou sempre que puder falar bem da cidade, dizer que o sarau e o espetáculo de som e luzes do museu me agradou bastante, mas quero ressaltar quer tal potencial precisa ser discutido e levado para fora dos limites da Cidade Imperial



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